Tammy Weiss participa de Encontro sobre cinema e ambiente realizado pelo Sesc Santos neste final de semana (25 e 26/08)

by Instituto Querô

  • Postado em 14/08/2017

Tammy Weiss

O Sesc Santos realiza nos dias 25 e 26 de agosto o Encontro O Meio é o Todo, um encontro sobre cinema e meio ambiente, recebendo organizadores de festivais do Cinema Ambiental e propondo um momento de reflexão e troca de experiências, para alinhar idéias, expectativas individuais e subjetivas, mas acima de tudo, um olhar para o público. Entre os convidados da mesa de abertura está a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss.

A idéia para o evento surgiu após um trabalho de mapeamento do cinema ambiental na América Latina em 2016, quando a unidade do Sesc SP identificou mostras e festivais em diferentes países e regiões do Brasil que exibem filmes abordando assuntos relacionados à responsabilidade social, consumo, uso de energia, de água, lixo, questões indígenas, mudanças climáticas, movimentos socioambientais, denúncia da degradação generalizada do ambiente, entre outros temas.

A maioria desses filmes são documentários que possibilitam o delineamento da situação socioambiental latino-americana, propondo críticas e reflexões sobre a temática, dialogando com as multiculturas mestiças e tradições locais.

Os organizadores de tais festivais são, antes de tudo, articuladores da cultura e da política e o Sesc SP entendeu que ouvir esse grupo é um caminho interessante para desvendar essa teia complexa, que envolve arte, cultura, lazer, informação e que provoca sensações, emoções, questionamentos e ativismo, sendo um tema para ações culturais de educação, sustentabilidade e ecologia.

O Instituto Querô participará da mesa composta pelos “Fazedores de Cinema de Santos”, dia 25 de agosto, às 10h30. São eles: Ricardo Vasconcellos (Curta Santos), Tammy Weiss (Querô), Raquel Pelellegrini (Prefeitura), Junior Brassalotti (coletivos e novos realizadores), Paula Orsatti (Unimonte) e Eduardo Ricci (Cineme-se), com mediação de Azenha, cada um com 10 minutos para falar.

Abaixo, segue a programação completa deste Encontro:

SEXTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO
10h15 – 10h30 – Abertura
10h30 – Mesa composta por “fazedores” de cinema de Santos
11h30 – Mesa 1 (6 organizadores de festivais brasileiros + teóricos)
12h45 – Mesa 2 (6 organizadores de festivais brasileiros + teóricos)
14h30 – Almoço na comedoria do Sesc Santos
16h – Mesa 3 (6 organizadores de festivais brasileiros + teóricos)
17h – Mesa 4 (6 organizadores de festivais brasileiros + teóricos)
18h30 – Informes finais e orientações para o 2° dia
20h30 – exibição de 1 filme, aberta ao público

SÁBADO, 26 DE AGOSTO
10h – Acolhimento das pessoas, momento de trocas e compartilhamento
10h30 – Mesa 4 (organizadores de festivais latinos + teórico)
12h30 – Mesa 5 (organizadores de festivais latinos e1 brasileiro)
14h30 – Almoço na comedoria do Sesc Santos
16h – Deleuze e o Cinema – exibição de cenas de filmes analisados à luz dos conceitos do filósofo francês Gilles Deleuze
17h – Balanço Final com a participação de todos os integrantes e coordenação de Leandro Belinaso
18h – Encerramento


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »