Saiba o significado da arte de estreia das Oficinas Querô 2018

by Instituto Querô

  • Postado em 17/12/2018

Certificado_Quero_A4_2018

Apresentamos a arte de estreia das Oficinas Querô 2018! Como de costume, a arte é feita sempre por um artista convidado, e segue sendo usada como linguagem visual do Instituto Querô durante todo o próximo ano (2019)! Quem explica o significado da arte é o criador dessa lindeza, o designer Betinho Neto 🖤:

“Todos somos gatos, felinos: ora fofos e ora arredios. Estamos sobrevivendo. É o nosso instinto.

Somos todos gatos, porém pretos. Carregamos no nosso pelo a estigma de símbolos mais antigos que nós mesmos. Somos marginalizados pelo fato de existir. Co-existimos. É nosso instinto.

Somos todos gatos pretos. Porque a nossa existência é incômodo. Viver é um ato político, é a resistência. Abrir os olhos é resistir. Como um felino preto que se equilibra sobre um muro, corremos risco do apedrejamento. Mas ainda assim não nos escondemos. Resistimos! É nossa natureza.

Somos como um gato preto de rua ou de casa. Somos cada gato espelhado pelo mundo, que carrega em seu pelo signos que se confundem com os nossos, corpos superestimados pela cor, pela forma, pela orientação do que se é.

Gatos pretos são sortilégios. Dão azar. Joga pedra. Joga bomba. Dá tiro. Bate nele, bate que ele gosta, bate mais. Chuta. Expulsa de casa. Aqui não é lugar para você. Fora. Passa!

Todos somos gatos pretos, atentos. Com olhos coloridos, vendo tudo isso aqui em 3D. Em 2019, estaremos resistindo, pulando muros e sem correr de cachorro ou de gente. Vamos afiar as unhas, vamos lamber o pelo, vamos encarar de frente e resistir, por que somos Querô. Preto, pobre, periférico, COM direito de viver.

Somos gatos pretos. Somos gente! Somos Todos Querô!”

Cartaz-2018---Rede-Social


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma OSCIP, que apoiada pelo UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.