Mostra de cinema sobre infância e educação chega a 3ª edição e é destinada a professores e educadores

by Instituto Querô

  • Postado em 2/06/2016

13240084_1937203273172638_7350340952722189917_n

Você conhece o Ciranda de Filmes? A forma de pensar a educação no Brasil nunca esteve tão em discussão como agora. Pensar a arte, em especial o cinema, como ferramenta nesse processo em uma fase da vida tão delicada como a infância, tornou-se bem mais do que importante, mas extremamente necessário. Com o objetivo claro de se tornar um espaço para troca de conhecimento e para o aprendizado coletivo, e tendo a linguagem do cinema como ponto de partida, a mostra Ciranda de Filmes chega a sua terceira edição e será realizada gratuitamente de 9 a 12 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Augusta e no CineSesc, em São Paulo.

Neste ano a mostra se desenvolve com a temática dos Mestres, fazendo referência a um tempo de incertezas, em que se faz necessário buscar inspirações para se pensar junto aos educadores e professores o momento atual pela qual a educação passa no país. Para Patrícia Durães, uma das principais idealizadoras da Ciranda de Filmes,  o cinema é indispensável para a educação. “O mundo é audiovisual. A escola precisa sempre investigar e refletir sobre o poder das imagens, como que os estímulos audiovisuais educam e influenciam o nosso imaginário”, acredita.

Além da seleção de filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, presentes na mostra, também integram a programação rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas, para debater os temas propostos. Ao todo serão mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, documentário e ficção),  rodas de conversa (Mediador de Mundos, Mestre do Intangível”, Maestria do Chão), além de vivências pensadas para os intervalos, com atividades em argila (Histórias do Barro, Ateliê Aberto e Instalação Coletiva).

Um dos destaques da programação é a exibição em primeira mão do curta Meninos e Reis, dirigido pela jornalista especializada em infância Gabriela Romeu. O filme fala sobre como as crianças do Cariri cearense vivem intensamente um brinquedo popular chamado reisado; a sessão será realizada no sábado (11), às 19h30.

Outro momento importante será a exibição do documentário Histórias sobre Crianças e Filmes, um ensaio pessoal e poético de Mark Cousins, do Reino Unido, e a Oficina Imagenário da Infância, realizada pela primeira vez na Ciranda de Filmes. Ambos integram um painel de discussão sobre a  representação da infância no cinema, que será debatido durante as atividades.

Para acessar a programação completa da mostra e se inscrever para as rodas de conversa, acesse o site oficial da Ciranda de Filmes.


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »