Jovens-educadores do Querô na Escola realizam oficinas de cinema aos alunos da ETEC Cubatão

by Instituto Querô

  • Postado em 8/05/2017

IMG_0268

Dias 03 e 04 de maio, a equipe do projeto Querô na Escola esteve pela primeira vez na ETEC de Cubatão, para aplicar oficinas de produção de minimetragens aos alunos da unidade de ensino. Ao todo, foram duas turmas de 20 alunos cada que, junto com os jovens-educadores do projeto – capacitados em diferentes turmas das Oficinas Querô – aprenderam as principais etapas para a produção de um minimetragem.

No primeiro dia, os alunos tiveram aulas de roteiro, em uma apostila toda reformulada para o ano de 2017, com novos exemplos, novos conteúdos e referências de como começar a produzir o seu curtinha.

Depois, os jovens arte-educadores ensinaram a galera da ETEC a produzir suas próprias traquitanas, para poderem usar como equipamentos de gravação, em especial, filmarmos com o próprio celular – repetindo a experiência que os jovens das Oficinas Querô tiveram no ano passado, ao gravarem a webssérie “Vinte e Um” somente com smartphones!

E no último dia, foi a hora de dar vida aos roteiros escritos pelos próprios alunos e colocar os equipamentos montados para uso no set de filmagem, o momento que todos esperam ao receberem o Querô na Escola.

No final, tivemos duas histórias lindas: uma delas que fala sobre tolerância religiosa e a outra que aborda questões sobre preconceitos e esteriótipos. Sem contar a gratidão por sermos tão bem recebidos por essa galera que mal conhecemos, mas já consideramos demais! Foram dois dias super especiais, e mais histórias nascendo, para debater questões sociais com o universo infanto-juvenil.

Em 2017, o projeto tem patrocínio das empresas Copebras-CMOC, thyssenkrupp e Banco Votorantim. A CMOC em especial, está com a gente desde 2013, quando iniciamos as atividades em Cubatão, acreditando no audiovisual como aliada à educação. “Apoiamos financeiramente e também acompanhamos de perto a evolução das atividades. Acreditamos em projetos como o Querô na Escola, que promovem a inclusão e contribuem positivamente para o município”, destaca a gerente de comunicação e relações internacionais da CMOC Internacional Brasil, Ana Amélia Franco.

A informação foi matéria do Jornal A Tribuna no dia 28 de abril! Agora os curtinhas seguem em fase de edição, e em breve serão postados no canal www.youtube.com/queronaescola, que está chegando a 20 milhões de visualizações!


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »