Instituto Querô e Querô Filmes ganham edital do ProAC para finalização do longa-metragem “Sócrates”

by Instituto Querô

  • Postado em 14/08/2017

Sócrates - Diária 14 (1)

Com 10 anos de história, este é o primeiro longa-metragem do Instituto Querô e segue em processo de edição

Sócrates: Esse é o nome do personagem que dará vida ao primeiro longa-metragem do Instituto Querô, em parceria com a produtora Querô Filmes. Com roteiro e direção de Alex Moratto, jovem cineasta americano, o filme acaba de ser contemplado com o edital do ProAC, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado, junto a outros 3 projetos audiovisuais do Estado.

Gravado em agosto de 2016, “Sócrates” contou também com a produção de jovens capacitados nas Oficinas Querô, projeto pelo qual o diretor se apaixonou ao vir a Santos em 2009 ser voluntário e, por isso, voltou com a proposta de parceria para filmar junto à equipe Querô. Com o valor de R$250 mil reais, será possível custear os gastos de finalização do longa-metragem como, trilha sonora e tratamento de som e imagem.

O filme conta a história de Sócrates, um jovem homossexual de 16 anos de idade, que vive sozinho com a mãe num conjunto habitacional em São Vicente. Sua vida muda drasticamente após a morte da mãe, quando o serviço social do município o informa que ele será enviado para uma casa de acolhimento ou de volta para seu pai, que é homofóbico. Recusando-se a aceitar seu destino, Sócrates foge do poder público e passa a sobreviver por conta própria, em busca de sua sobrevivência.

Esse é o primeiro longa-metragem da carreira de Moratto e também fez parte das ações de comemoração aos 10 anos das Oficinas Querô. “Nasci nos Estados Unidos, de mãe brasileira e pai americano. Apesar de me criar fora do Brasil, minha mãe fez questão de fortalecer as raízes com nossa família pátria. Em 2009, decidi me voluntariar nas Oficinas Querô e me surpreendi com a trajetória de vida e os valores dos moradores das comunidades locais”, relembra o diretor.

No filme, Moratto quer discutir o respeito às diferenças através do jovem Sócrates. “A história de Sócrates também é uma maneira de contar ao mundo as histórias dos moradores da região. Busco proporcionar à Baixada Santista um palco internacional, trabalhando ao lado dos jovens do Querô, atores e locações daqui”, comenta o diretor.

 


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »