Documentário “Aluguel de Chão” será exibido neste sábado (29/07) em nova unidade da Vila Criativa

by Instituto Querô

  • Postado em 28/07/2017

Aluguel de Chão Foto Still (2)

Neste sábado (29/07), a Prefeitura de Santos inaugura o Centro Turístico, Cultural e Esportivo “Vila Criativa – Unidade Vila Progresso”, um espaço em que serão oferecidas atividades de lazer, oficinas culturais e cursos profissionalizantes, além de sala de ginástica, artes marciais, informática e brinquedoteca. O espaço conta também com quadra poliesportiva para futsal, vôlei, handebol, basquete e outros esportes.

O evento será às 10h, na Rua Três, s/nº, e contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O equipamento tem investimento do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), ligado à Secretaria de Estado de Turismo.

Às 17h, será exibido o filme “Aluguel de Chão”, seguido de bate-papo com os realizadores. O documentário foi produzido pelo grupo Guerreiros do Progresso junto com demais comunidades da Baixada Santista – Morro do Tetéu, Morro do José Menino, Vila dos Criadores (Santos) e Vila Charm’s (São Vicente), durante oficinas de documentário ministrada pelo Instituto Querô em parceria com o Instituto Elos, dando voz aos moradores para abordar o cotidiano de suas comunidades. Assista ao teaser!

As oficinas de documentário integraram o projeto Roda VP, iniciativa comunitária apoiada pelo Elos por meio do programa Comunidades Empreendedoras, impulsionado pelo Fundo Socioambiental da Caixa. A consultoria do Instituto Querô ofereceu formação em audiovisual para cerca de 25 pessoas fortalecendo os conceitos de autonomia e coletividade.

Sobre o filme – A casa é própria, mas o terreno é alugado. Por mais estranho que pareça, essa é a realidade de muitas pessoas da Vila Progresso, comunidade que fica no ponto habitado mais alto de Santos, cidade do litoral de São Paulo e comunidade parceira no Guerreiros Sem Armas 2014. O documentário, produzido por moradores do local e de outras comunidades da Baixada Santista, busca compreender a questão na perspectiva de várias partes envolvidas e suas possíveis alternativas.

Instituto Elos – Organização sem fins lucrativos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Nasceu com o objetivo de empoderar pessoas à construção de espaços com mais qualidade de vida, impulsionando o movimento de fazer acontecer o mundo que todos sonhamos. Saiba mais em www.institutoelos.org ewww.fb.com/InstitutoElos.

Guerreiros do Progresso – Grupo de moradores da Vila Progresso que vem atuando desde 2014 realizando ações na comunidade. Em 2015, foram iniciados os projetos Roda VP, para impulsionar o movimento cultural local, e o VP na Praça, que envolve o cuidado com a Praça Cultural Nilson Alves, construída pelos próprios moradores em mutirão comunitário.


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »