Curtas-metragens das Oficinas Querô 2017 são selecionados para Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, no Rio de Janeiro

by Instituto Querô

  • Postado em 8/07/2018

Foto Still ANA (39)

Dessa vez a viagem será em dose dupla! Os curtas-metragens ANA e Estigma, produções dos jovens das Oficinas Querô 2017, acabam de ser selecionadas para o  Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, uma importante mostra voltada à resistência e valorização da Cultura Africana no Brasil. O Encontro é promovido há 11 anos pelo Centro Afro Carioca de Cinema, no Rio de Janeiro, selecionando filmes do Brasil, África e Caribe.

Curta-metragem Estigma

Curta-metragem Estigma (dir. Levi Elionai)

Este ano foram mais de 180 inscrições de filmes nacionais, sendo 73 selecionados, que farão parte desta grande celebração afro-diaspórica de cinema no Brasil. Organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema, o encontro é referência mundial e mantém o objetivo do fundador, Zózimo Bulbul, cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações. O Centro Afro Carioca de Cinema já levou 14 cineastas brasileiros à África e já trouxe 32 cineastas de diversos países como Senegal, Cabo Verde, Cuba, Colômbia, África do Sul, Congo, Nigéria, Camarões e Angola.

“Este evento é muito importante para a cultura negra no Brasil e no mundo. Fiquei arrepiada quando li a lista de selecionados e imensamente realizada por saber que nossos filmes têm voz e força para participar de um festival dessa importância”, comenta a diretora do curta-metragem ANA, Vitória Felipe.

Zózimo Bulbul era o nome do Diretor Presidente do Centro Afro Carioca de Cinema, que faleceu em janeiro de 2013. Zózimo iniciou carreira em meados dos anos 60, e despontou como ator nos anos do Cinema Novo, sendo o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, fazendo par romântico com Leila Diniz em “Vidas em Conflito”. Chegou a trabalhar em aproximadamente 30 filmes e sua carreira como diretor começou em 1974, quando foi premiado com o curta-metragem em preto e branco « Alma no Olho », considerado uma das melhores obras da cinematografia afro descendente. Em 2007, fundou o Centro Afro Carioca de Cinema.

Confira a lista completa dos filmes brasileiros selecionados!

 

 

 


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma OSCIP, que apoiada pelo UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.