Curtas das Oficinas Querô são selecionados para Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

by Instituto Querô

  • Postado em 15/07/2018

Foto Still ANA (39)

Filmes produzidos pelos jovens em 2017 participam dessa 29ª edição. Festival começa no final de agosto, dia 22

Depois de 3436 trabalhos inscritos, sendo 2477 títulos internacionais, 248 latinos e 711 brasileiros, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo divulgou a lista dos filmes selecionados para a 29ª edição. E entre os inscritos, estão dois filmes das Oficinas Querô 2018: Ana e Estigma.

A ficção Ana será exibida na Mostra Brasil. Todo o trabalho de roteiro, direção, produção, filmagem e edição foram realizados por jovens de 14 a 18 anos das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O filme traz duas protagonistas negras, dando representatividade à mulher negra e levantando questões como racismo e auto-identificação por meio da personagem Ana, uma menina que não se reconhece como negra, e junto a uma funcionária da escola, Jeannette, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas. Contou também com a tutoria da APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.

Frame Estigma - LucianaA partir do filme ANA, os jovens também produziram o documentário Estigma, que aborda o racismo por meio de depoimentos de mulheres que tiveram contato com a turma durante a realização do curta-metragem. Este, também foi selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e concorre na mostra Programas Especiais.

O Festival acontece de 22 de agosto a 3 de setembro. O público é quem elege os filmes favoritos da programação, exibida gratuitamente em salas de cinema e centros culturais de São Paulo. Confira toda a programação de oficinas e exibições no site: http://kinoforum.org.br/curtas/2018

Confira a lista completa de selecionados, clicando aqui!

Histórico do Instituto Querô no Festival Internacional de Curtas de São Paulo

Esta é a quarta vez que filmes do Querô são selecionados para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Em 2015, fomos selecionados com o premiado Tempo é Morfina, ganhador de 6 prêmios em festivais e o documentário Nau Insensata, da produtora Querô Filmes. Em 2016, participamos com a ficção Ao Redor  e o documentário Abra Esta Porta e em 2017, com os documentários “Azuis” e “Vidas ao Mar”.

Todos os filmes foram produzidos por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda, moradores da Baixada Santista, durante a capacitação audiovisual pelo projeto Oficinas Querô, projeto com patrocínio das empresas CMOC Internacional Brasil, Brasil Terminal Portuário, Banco Votorantim e thyssenkrupp. Desde 2006, já foram 108 filmes produzidos no Instituto Querô e 55 prêmios conquistados.

29festPT2018_02Sobre o festival – O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Realizado desde 1990 em São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade, exibindo filmes gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais do município, com filmes de diferentes países, buscando a diversidade e a variedade da produção de curta-metragem no mundo, e ampliando o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma OSCIP, que apoiada pelo UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.