Curtas das Oficinas Querô são selecionados para Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

by Instituto Querô

  • Postado em 20/07/2017

Vidas ao Mar (2)

Dois filmes produzidos pelos jovens no ano passado participam dessa 28ª edição. Festival começa no final de agosto, dia 23

Depois de 3340 trabalhos inscritos, sendo 2446 títulos internacionais, 264 latinos e 658 brasileiros, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo divulgou a lista dos filmes selecionados para a 28ª edição. E entre os inscritos, estão dois filmes das Oficinas Querô 2016: Azuis e Vidas Ao Mar.

O documentário “Azuis” será exibido na mostra Programas Brasileiros – Oficinas audiovisuais. Com direção da jovem Keyth Oliveira, O filme aborda o autismo de forma sutil e poética, apresentando personagens de idades diferentes e suas relações com seus familiares. A partir do depoimento dos pais, descobrimos um pouco de como eles vivem, suas maiores dificuldades, mas principalmente do amor que existe entre eles.

Também no ano passado, por meio de uma ação social ligada à Escolinha de Surf Radical de Santos, os jovens das Oficinas Querô desenvolveram o documentário “Vidas ao Mar”. Com direção dos jovens Raphael Cappello e Leonardo de Jesus Carneiro, conta a história de duas crianças portadoras de necessidades especiais que encontraram no surf uma forma de superar seus limites. Este, será exibido nas mostras Programas Especiais e Infanto-juvenil.

Este é o terceiro ano consecutivo que filmes do Querô são selecionados para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Em 2015, fomos selecionados com o premiado Tempo é Morfina, ganhador de 6 prêmios em festivais e o documentário Nau Insensata, da Querô Filmes. Em 2016, participamos com a ficção Ao Redor  e o documentário Abra Esta Porta.

Todos os filmes foram produzidos por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda, moradores da Baixada Santista, durante a capacitação audiovisual pelo projeto Oficinas Querô, projeto com patrocínio das empresas Copebras-CMOC, Banco Votorantim e thyssenkrupp. Desde 2006, já foram 103 filmes produzidos no Instituto Querô e 51 prêmios conquistados.

Confira abaixo os dias e locais de exibição dos curtas do Querô:

VIDAS AO MAR

Mostra Diferente Como Todo Mundo
27/Ago – 15h – Centro Cultural São Paulo
01/Set – 15h – Cinesesc

Programa Juvenil
30/Ago – 15h – Centro Cultural São Paulo
02/Set – 17h – Centro Cultural São Paulo

AZUIS

Programa Filmes de Oficinas
27/Ago – 15h – Itaú Cultural
03/Set – 15h – Centro Cultural São Paulo

Confira a lista completa de selecionados, clicando aqui!

Sobre o festival – O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Realizado desde 1990 em São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade, exibindo filmes gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais do município., com filmes de diferentes países, buscando a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliando o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.

O Festival começa dia 23 de agosto e segue até 3 de setembro. O público é quem elege os filmes favoritos da programação, exibida gratuitamente em salas de cinema e centros culturais de São Paulo.


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »