Curta-metragem “Carregadores do Monte” será exibido neste sábado (08/07) na Mostra Internacional de Curtas Cidades Criativas

by Instituto Querô

  • Postado em 5/07/2017

Carregadores do Monte - FotoStill (5)

Neste final de semana, dias 7, 8 e 9 de julho, a cidade de Santos inaugura a 1ª Mostra Internacional de Curtas Cidades Criativas. As sessões acontecem às 17h, no auditório do Museu Pelé como parte da programação do Festival Santos Café. Serão exibidos filmes de 17 países da Rede Criativa da UNESCO (dos diversos segmentos), dentre eles Afeganistão, Canadá, Estados Unidos, China, Itália, Reino Unido, Rússia e Macedônia.

Além destes curtas-metragens, produções filmadas em Santos também participam, com o objetivo principal de integrar a produção audiovisual das cidades da rede UNESCO com o pensamento cinematográfico local. Entre as obras audiovisuais selecionadas, está o curta-metragem Carregadores do Monte, produção das Oficinas Querô 2012, com direção de Cássio Santos e Julio Lucena, vencedores do prêmio especial do júri no Festival de Gramado de 2013.

O curta Janelas da Cidade, filme feito em produção coletiva pela equipe do Instituto Querô especialmente para a abertura do 13º Curta Santos também será exibido no mesmo dia. A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Governo e Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Turismo, realizadora do Festival Santos Café.

O filme – O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria como acesso.

1ª Mostra Curta Café – Além da mostra de curtas, em parceria com o Coletivo TUmobgrafia, as secretarias de Cultura, Governo e Turismo apresentam a 1ª Mostra Curta Café. São 100 fotos selecionadas, dentro do tema café, que serão exibidas no Vídeo Wall do andar térreo do Museu Pelé durante todo o Festival Santos Café, no horário de funcionamento do Museu.

Santos Criativa – Santos recebeu em 2015 o selo Cidade Criativa da UNESCO no segmento cinema. Desde então a cidade vem desenvolvendo diversas ações para organização e fortalecimento de políticas públicas para o setor. Na sexta-feira (23) o escritório de Inovação Econômica, da Secretaria de Governo, realizou um workshop sobre o Negócio Audiovisual. A atividade contou com palestras de Odete Cruz (Gerente Executiva da APRO), Silvio Soledade (Consultor – Gestão do Negócio Audiovisual), Miriam Assis (representando a presidente da Ancine, Débora Ivanov), Rodrigo Terra (Presidente da EraTransmídia) e a participação de Eduardo Ricci.


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »