Banco Votorantim e Associação Planejar realizam palestra de Educação Financeira para jovens do Querô e de cursos profissionalizantes da região

by Instituto Querô

  • Postado em 11/05/2017

Educação Financeira BV (70)

Dia 10 de maio, o Instituto Querô recebeu na Unimonte a 4ª Semana de Educação Financeira (saiba mais), uma iniciativa realizada em todo o país pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A Convite da ENEF, recebemos em Santos a Semana ao lado do Banco Votorantim, um dos patrocinadores do projeto Oficinas Querô desde a sua criação, em 2006. Durante a Semana, diversas ações educacionais são realizadas para conscientizar a população sobre a importância do planejamento financeiro.

Na ocasião, jovens do Querô e seus familiares foram convidados a assistir uma Palestra sobre o tema, ministrada pelo Rodrigo Assumpção, da Ethos Investimentos, a convite da Associação Planejar. A Planejar é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que promove a educação financeira para profissionais do mercado e o público em geral, ajudando a sociedade a organizar o planejamento financeiro.

“É de extrema importância falar desse tema que é pouco explorado no Brasil e que acabamos aprendemos na marra na fase adulta. Melhor seria se aprendêssemos previamente, como fizemos com esses jovens aprendizes e como costumamos fazer pela Planejar. Para os familiares que já tem sua própria renda, foi importante para orientá-los e que possam aplicar em casa, passando esse ensinamento aos filhos desde cedo”, comentou Rodrigo.

Além dos jovens do Querô, 30 jovens aprendizes da região, vindos de cursos profissionalizantes e projetos de educação para o trabalho – Projeto Pescar (da Citrosuco) e Projeto Isbet – também participaram da Palestra, ouvindo atentamente todas as dicas dadas por Rodrigo, que trabalha na área de gestão de patrimônio familiar e dividiu com as famílias e jovens presentes, todo o seu conhecimento, orientando-os em como cuidar do orçamento pessoal.

Ao final da Palestra, os jovens do Querô e seus familiares puderam participar de clínicas com o João Alberto Domenici, do Banco Votorantim, que ouviu atentamente os problemas financeiros de cada familiar e os orientou a como resolver essas questões e sair do sufoco! “A Semana ajuda a aproximar as pessoas do balanço do orçamento familiar, orientando-os financeiramente. Sem dúvida, essas iniciativas devem continuar cada vez com mais força para educar as pessoas desde cedo a cuidar de suas rendas pessoais e familiares”, afirma Alberto.

Para Dagmar Souza, que além da palestra, também se consultou na clínica dada pelo João Alberto Domenici, foi importante para sanar dúvidas e eliminar algumas inseguranças. “Se eu tivesse essas orientações com meus 17 anos, atualmente o orçamento da minha família seria diferente. Pude rever alguns pontos do meu orçamento e esclareci minhas dúvidas sobre o Tesouro Direto, que ainda tinha certo receio em relação à segurança”.

 


Produtora Querô Filmes

O Instituto

O Instituto Querô é uma ONG, que apoiada pela UNICEF utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, e ampliar horizontes profissionais para jovens em situação de risco social.

Em nossas oficinas promovemos a inclusão cultural, com aulas de cidadania, humanismo e desenvolvemos o empreendedorismo, resultando em jovens mais conscientes e participativos.

Translate »